Investimento PRR simplifica criação de empresas

Investimento PRR simplifica criação de empresas

 

A nova plataforma Empresa Online 2.0, financiada pelo PRR no âmbito da componente destinada à Justiça Económica e Ambiente de Negócios, permite constituir uma sociedade em cerca de 10 minutos.

Este projeto permite a redução da burocracia e simplificação ao máximo do processo de criação de empresas. Utilizando a nova plataforma, qualquer cidadão conseguirá, a qualquer hora do dia, constituir uma sociedade, cumprindo todos os passos legais necessários, em não mais de dez minutos, sem perder tempo em filas ou deslocações.

O objetivo é reforçar a competitividade da economia portuguesa, onde, atualmente, duas em cada três empresas já são constituídas através da Internet, reduzindo a carga burocrática e simplificando processos. Isso consegue-se, por exemplo, garantindo a interoperabilidade com outras entidades da administração pública – ligações com entidades como Autoridade Tributária, Segurança Social, SIBS, AMA ou CTT e ligação com o contabilista responsável.

Para aceder ao serviço, basta entrar no endereço de internet Empresa Online | Justiça.gov.pt (justica.gov.pt) e autenticar-se com o seu Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, caso seja um cidadão comum; ou autenticar-se com um certificado digital, caso seja advogado, solicitador ou notário.