PRR financia Assistente Virtual do cidadão

PRR financia Assistente Virtual do cidadão

Os serviços públicos já têm uma Assistente Virtual. Trata-se de uma solução de Inteligência Artificial para o setor público português, que vai apoiar o cidadão na sua interação digital com os serviços públicos, tirando partido de voz e de processamento de linguagem natural. Este investimento foi desenvolvido com recurso ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta solução tecnológica resulta de um trabalho conjunto da AMA com várias entidades privadas, designadamente a Microsoft, enquanto fornecedor da tecnologia Cloud de base à solução, através do Azure OpenAI Service e suporte ao desenvolvimento do piloto. A este parceiro tecnológico, juntou-se a Defined.AI, que desenvolveu o modelo de voz otimizado para português e articulou o desenvolvimento do avatar com uma start-up especializada em inteligência artificial, a Daredata, parceiro responsável pela integração e implementação do piloto.

A Assistente Virtual está disponível na página do serviço da Chave Móvel Digital, e embora se encontre ainda em base beta, terá nesta plataforma o seu serviço piloto, sendo transversal a todos os serviços públicos no futuro.

Tem como objetivo ao longo da execução do PRR, incluir todos os serviços já disponíveis e a disponibilizar no portal ePortugal.gov, o que aumenta a interação com os cidadãos e empresas e possibilita maior rapidez, quer no esclarecimento de dúvidas, quer nos serviços prestados.