Número de vagas de creche em Melgaço duplica com investimento PRR

Número de vagas de creche em Melgaço duplica com investimento PRR

Foi hoje, dia 6 de maio, publicado em Diário da República o anúncio do concurso público da empreitada que permitirá duplicar o número de vagas da creche da Misericórdia de Melgaço.

Financiado pelo PRR, este investimento de 152.345 euros possibilitará passar de 41 vagas para 84.

Segundo o provedor, a ampliação do edifício da creche do centro da vila de Melgaço prende-se com a necessidade de “dar resposta a muitas famílias de imigrantes que se têm fixado no concelho e ao aumento de procura das famílias locais, devido à gratuitidade daquela valência, única no concelho”.

“Temos uma lista de espera de cerca de 35 crianças. A lista de espera traduz dois fenómenos. Reflete a chegada ao território de imigrantes, sobretudo do Brasil, mas também Venezuela e Colômbia. São jovens casais que vão constituindo família. Essas pessoas necessitam de resposta por falta de retaguarda familiar. Se não tiverem onde deixar as crianças têm sérias dificuldades em arranjar trabalho”, referiu.

Fez ainda notar que a creche, que funciona entre as 07h45 e as 19h30, indo ao encontro das necessidades das famílias, é gratuita.

O projeto de ampliação permitirá assim receber mais 43 crianças, estimando-se que a obra esteja

concluída até final do ano e a creche em funcionamento em janeiro.