PRR financia residências de autonomização e inclusão em Braga

PRR financia residências de autonomização e inclusão em Braga

 

O Centro Social Vale do Homem (CSVH) vai construir residências de autonomização e inclusão, um projeto de 958.500 euros financiado pelo PRR.

O Centro Social Vale do Homem, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) explica que este investimento “tem como principal objetivo dar uma maior resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade, mas que conseguem viver de forma autónoma, proporcionando-se assim condições para um projeto de vida mais inclusivo e autónomo”.

Na cerimónia de assinatura do contrato financiamento, na sede da Segurança Social, em Lisboa, com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, foi anunciada ainda a majoração de 20% do PRR mais a isenção do procedimento de candidatura ao Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP).

Para o presidente do CSVH este projeto que se baseia na construção de residências para 27 lugares num modelo de habitações colaborativas assume-se como um passo muito importante para que a IPSS possa desenvolver o seu trabalho “no sentido de uma maior inclusão na Sociedade”.

O presidente do CSVH sublinha que o foco da instituição “foi sempre desenvolver intervenções a diferentes níveis, alinhadas com a estratégia nacional governativa para a inclusão, nomeadamente o envelhecimento ativo e a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidades”.

“No âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos e de respostas sociais do PRR, e a nível nacional, foram apresentados 24 projetos, para criação de 188 lugares, num investimento total de mais de 8 milhões”, refere o CSVH.