Apresentação da Reprogramação do PRR
Realizou-se dia 26 de setembro, no CCB a apresentação da Reprogramação do PRR. Estiveram em análise as principais linhas do REPowerEU, bem como do montante adicional que permite reforçar a ambição do PRR.
Este evento contou na abertura com Fernando Alfaiate, Presidente da Recuperar Portugal (EMRP), e Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência. Fernando Alfaiate destacou a grande importância da Reprogramação em face dos constrangimentos económicos que se viveram em 2022. A aprovação demonstra a flexibilidade e compromisso com os desafios que se colocam ao país.
A ministra da Presidência afirmou que conta terminar 2023 com quatro pedidos de desembolso do PRR já submetidos e “desejavelmente aprovados e pagos”. Portugal tem, agora, mais 33% de verbas para executar até 2026, mas está confiante na plena execução.
Seguiram-se dois painéis, o primeiro destacando o montante adicional que vai reforçar o PRR e o segundo painel dando enfoque ao REpowerEu.
Tomás Fidélis, Director da área de Monitorização, Avaliação e Estratégia da EMRP apresentou como foi planeada a Reprogramação e como será a execução do PRR.
O Primeiro-ministro, António Costa encerrou o evento sublinhando que o PRR será o promotor de uma “transformação estrutural do país”. Transformação essa que só será visível aos olhos do governo seguinte. Destacou que se espera que o PRR, depois de plenamente implementado, resulte por exemplo em mais 18 mil postos de trabalho, 11 mil dos quais emprego altamente qualificado.
Todos as apresentações estão disponíveis no Candal Youtube da Recuperar Portugal, Aqui