Agendas mobilizadoras da saúde apresentadas no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Agendas mobilizadoras da saúde apresentadas no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai permitir um incremento no sector da saúde através do investimento em quatro agendas mobilizadoras da saúde, que irão captar investimentos de cerca de 180 milhões de euros do setor privado para transformar a área da saúde. A estes valores acrescem 300 milhões de euros de investimento público por via do Ministério da Saúde.

A CiNTech, liderada pela Bluepharma Indústria Farmacêutica, a Health from Portugal, liderada pela Prológica – sistemas informáticos e dinamizada pelo HCP, o Bio-Hub liderada pela Lx Bio – Pharmateucicals e a SMARTgNOSTICS, liderada pela ALS Life Sciences Portugal são as quatro agendas que foram ontem apresentas no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões com a presença de António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento e Fernando Alfaiate, Presidente da Recuperar Portugal. No evento de apresentação, estiveram também presentes Guy Villax, presidente do Health Cluster (organização nacional que reúne mais de duas centenas de entidades ligadas à saúde), Fernando Araújo, diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Luís Guerreiro, presidente da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e Nuno Costa, administrador da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entre outros.

O investimento PRR passa por  fomentar um novo paradigma de gestão da saúde baseado no digital posicionando Portugal como destino estratégico para a realização de ensaios clínicos.