PRR – Recuperar Portugal

PRR no Ensino Superior e Ciência – Reforço da ambição

PRR no Ensino Superior e Ciência – Reforço da ambição

Na sequência da recente aprovação da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência, foi lançado dia 27 de outubro, no Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, o programa Impulso Mais Digital, com uma dotação global de 105 milhões de euros.

O contrato de financiamento foi assinado entre a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), enquanto Beneficiário Intermediário e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP), com a presença do Diretor-geral Joaquim Mourato e Fernando Alfaiate Presidente da EMRP.

O programa engloba os seguintes subinvestimentos:

  1.  Reforma e Modernização das Ciências Agrárias, com uma dotação global de 15 milhões de euros;
  2. Reforma e Modernização da Medicina, com uma dotação global de 30 milhões de euros;
  3. Competências digitais, com uma dotação global de 20 milhões de euros;
  4. Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior, com uma dotação de20 milhões de euros destinados à criação de centros de excelência e inovação pedagógica;
  5. Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior com uma dotação de 20 milhões de euros.

Nesta sessão, que contou com a participação das Ministras da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e de Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, foi também anunciado o reforço do Plano Nacional Para o Alojamento no Ensino Superior em 70 milhões de euros, que se destina a apoiar as instituições de ensino superior a fazer face ao aumento dos custos de construção verificados no último ano, garantindo assim as melhores condições financeiras para a concretização das empreitadas aprovadas.

Com a reprogramação do PRR o financiamento de 447 milhões de euros já atribuídos para financiamento para construção e reabilitação de residências são revistos e ascendem agora a 517,4 milhões de euros.

Os programas Impulsos Jovens STEAM e Adultos foram reforçados em 15 milhões de euros, robustecendo os 252 milhões de euros já atualmente em execução nesses programas de reforço de formação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática e de conversão e de atualização de competências de adultos ativos.

Scroll to Top