PRR – Recuperar Portugal

PT | EN

Serviços de transporte público que promovem a mobilidade de zero emissões

Serviços de transporte público que promovem a mobilidade de zero emissões

O contrato de financiamento do Funicular da Pedreneira foi hoje formalizado entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e Câmara Municipal da Nazaré. Um novo projeto de investimento de 10 milhões de euros, que foi incluído no PRR no âmbito do programa REPowerEU, previsto na reprogramação do PRR aprovada em outubro, programa esse que fez “passar a fasquia dos 37% para os 41% em termos do contributo para o objetivo climático”, segundo Fernando Alfaiate, Presidente da Recuperar Portugal.

O funicular permitirá “apoiar a mobilidade das populações do burgo mais antigo da Nazaré” segundo indica o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro. Enquanto serviço público de transporte ligará a Pederneira, zona alta da vila, permitindo criar proximidade com serviços e locais como o centro de saúde, o terminal rodoviário, a Câmara Municipal, a Biblioteca municipal, o Centro da vila ou a Marginal. Um investimento que se traduz na “concretização de obras absolutamente estruturantes”, segundo o autarca.

Fernando Alfaiate referiu, durante esta cerimónia, a importância deste “projeto de mobilidade com 0 emissões de carbono” para a população da Nazaré e para quem a visita, ressalvando que a Estrutura de Missão, enquanto entidade coordenadora do PRR a nível nacional, “estará sempre ao dispor na execução deste contrato para qualquer circunstância que possa surgir ou ajustamento necessário.”

O Presidente da EMRP, realça que existem “duas metas neste contrato”, sendo a primeira a assinatura do contrato de empreitada e a segunda a concretização da obra.

O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, anunciou o lançamento do concurso público no início de 2024, considerando que haverá “condições para iniciar a obra no primeiro trimestre de 2024”. Uma obra que se prevê estar concluída em 18 meses, “após o verão de 2025”, antecipando o prazo limite estipulado pela Comissão Europeia para o início de 2026.

Após a cerimónia de assinatura foi ainda possível visitar o local onde se erguerá esta obra.

Scroll to Top