Assinado contrato de Financiamento para Programa de Modernização Tecnológica do Serviço Nacional de Saúde

Assinado contrato de Financiamento do Investimento para Programa de Modernização Tecnológica do Serviço Nacional de Saúde

O Contrato de Financiamento do Investimento C01-i10 – Programa de Modernização Tecnológica do Serviço Nacional de Saúde encontra-se formalizado entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e a ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, IP.

O objetivo deste investimento, no valor de 100.000.000,00 € é melhorar o parque tecnológico do SNS, contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde, através da aquisição de equipamento médico pesado para os hospitais do SNS.

Essas aquisições serão concretizadas com base num relatório aprovado pelo Ministério da Saúde que identifique as necessidades de equipamento desses hospitais. As Unidade de Saúde do Serviço Nacional de Saúde são os beneficiários finais, entidades responsáveis pela execução física e financeira dos investimentos. Trata-se de um processo de grande investimento do SNS e de renovação do parque tecnológico.

“Teremos 80 novos equipamentos médicos pesados no SNS – robôs cirúrgicos, câmaras gama, aceleradores lineares, angiógrafos, ressonâncias magnéticas e TAC – e, portanto, teremos um parque tecnológico todo renovado com verbas do PRR e ao serviço dos profissionais e das pessoas” declarou o Secretário de estado da Saúde, Ricardo Mestre, durante a inauguração da primeira câmara gama digital do país (equipamento para realização de exames de diagnóstico de medicina nuclear), no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.