Inovação@UC

 

 

INOVAÇÃO@UC

Teve lugar ontem, dia 5 de dezembro, o evento INOVAÇÃO@UC.  Uma iniciativa anual que pretende colocar a inovação no centro da atividade da Universidade de Coimbra. Durante o evento realizou-se a cerimónia de entrega do Prémio de Inovação J. Norberto Pires que tem como objetivo reconhecer iniciativas inovadoras concebidas e desenvolvidas por alunos, funcionários, docentes ou investigadores da Universidade de Coimbra no contexto da sua atividade.
Esta distinção constitui uma homenagem ao Professor Doutor Joaquim Norberto Pires, pela sua excecional contribuição para a inovação na Universidade de Coimbra.

Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal foi um dos membros do júri que reconheceu o projeto PkXplorer®Epi, pelo o seu trabalho inovador sobre modelos de individualização posológica para doentes com epilepsia. O projeto PkXplorer®Epi, de desenvolvimento de modelos de individualização posológica para doentes com epilepsia, foi o vencedor da 2.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires, atribuído pela Universidade de Coimbra (UC). O galardão foi entregue a Ana Fortuna e Joana Bicker, docentes da Faculdade de Farmácia da UC e investigadoras do Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT) responsáveis pelo projeto.

Durante a iniciativa INOVAÇÃO@UC foi apresentada a mesa-redonda Portugal 2030 e PRR – Oportunidades e desafios com a participação do Presidente da Recuperar Portugal, de Jorge Brandão presidente da CCDRC Luís Guerreiro, Presidente IAPMEI, Luís Rebelo de Sousa Administrador Executivo AICEP e Nuno Mendonça, Pró-Reitor UC.

A encerrar o dia a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, referiu que é importante o diálogo entre academia e empresas que se materializa em dois instrumentos: laboratórios colaborativos e agendas mobilizadoras.