PRR – Robotics 4 Farmers

PRR – Robotics 4 farmers

Foi apresentado no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, o Projeto “Robotics 4 Farmers” que integra a Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de aumentar a competitividade e resiliência da economia com base na I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Este é um projeto que resulta da associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, com um investimento PRR de mais de 800 mil euros.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, o Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate e Pedro Amaral – Vice-Presidente do IST para Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo estiveram na apresentação do “Robotics 4 Farmers”.

Este projeto, que incorpora a Agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria agrega a digitalização, ferramentas TIC e inteligência artificial, robótica colaborativa e energias renováveis, materializando as ambições da agricultura moderna: o recurso à tecnologia para que, de forma mais sustentável, seja possível fortalecer a produtividade e a competitividade de um setor que é garante da segurança alimentar.

O objetivo é atenuar o efeito negativo das infestantes com recurso a laser emitido por um veículo autónomo, com capacidade de mapeamento digital e distinção de espécies graças a inteligência artificial.

Graças ao PRR e a uma ponte entre o setor e os centros de produção de conhecimento está a ser colocada a inovação ao serviço da superação dos desafios da atualidade, bem como da resposta às necessidades e expectativas sentidas por quem, diariamente, trabalha na Agricultura.