Consignação da nova Linha Rubi (metro do Porto)

Consignação da nova Linha Rubi (metro do Porto)

A consignação da nova Linha Rubi do Metro do Porto, entre a Casa da Música e Santo Ovídio, realizou-se nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia. Um investimento com um valor global de 435 milhões, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Dimensão Transição climática, que apresenta um claro compromisso do país com o desenvolvimento sustentável.

A cerimónia foi presidida pelo Primeiro-ministro António Costa e contou ainda com as presenças de Tiago Braga, Presidente da Metro do Porto, Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto.

A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui uma nova travessia sobre o rio Douro, que será exclusivamente reservada ao metro e à circulação pedonal e de bicicletas.

Em Gaia, as estações previstas são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música.

“É evidente que o investimento na ferrovia é crucial para o conjunto do país, mas o investimento na mobilidade urbana é absolutamente crítico”, afirmou António Costa. Também presente na cerimónia, o Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, destacou que esta é “uma linha muito especial” pelas características, ligações, túneis, novas estações e pela nova ponte.

“É um eixo fundamental”, afirmou o Ministro, considerando também a linha “uma enorme centralidade” na região Norte e a nova ponte sob o rio Douro “das poucas” no país destinada à circulação metropolitana e de modos suaves.

Tiago Braga destacou a importância da Linha Rubi para a coesão social e territorial, “num aumento anual de cerca de 12 milhões de utilizadores na rede de metro”, que tem atualmente em execução a expansão da linha Amarela e a construção da nova linha Rosa — esta última com conclusão prevista para o segundo trimestre de 2025.