Novos radares meteorológicos de nova geração

Novos radares meteorológicos de nova geração

Foram inaugurados pelo Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, os novos radares meteorológicos de Coruche (Cruz do Leão) e de Loulé (Cavalos do Caldeirão). As infraestruturas que agora iniciam operação correspondem a um investimento global de cerca de 2,8 milhões de euros, financiado pelo PRR, e integram uma rede de cinco radares meteorológicos (Arouca, Coruche, Loulé, Porto Santo e Terceira) explorada pelo IPMA.

Integrando a Componente C08 – Florestas materializa-se na aquisição e instalação de dois radares de dupla polarização, com sistema de computação e sistema de arquivos, instalação de detetores de trovoadas e estação meteorológica automática.

O início de operação destes radares integra a transição da polarização simples para polarização dupla, processo em fase avançada na União Europeia, permitindo que Portugal figure na linha da frente da monitorização e previsão meteorológica, ampliando a sua capacidade para entender e prever padrões e alterações climáticas e outros fenómenos meteorológicos.

Com estes radares pode-se agora, de forma mais precisa, monitorizar a intensidade e a movimentação de sistemas de precipitação, como chuvas intensas, o que oferece maior capacidade de prever inundações costeiras, detetar mudanças na pressão atmosférica e outras condições extremas que podem indicar a formação de tsunamis, ampliando a capacidade de alerta para comunidades costeiras e embarcações em alto-mar, mitigando riscos materiais e ambientais e melhor salvaguardando pessoas e bens.