Assinadas cinco adendas aos contratos das ligações transfronteiriças, no valor de cerca de 140 milhões de euros

Assinadas cinco adendas aos contratos das ligações transfronteiriças, no valor de cerca de 140 milhões de euros

Decorreu em Castelo Branco a apresentação e assinatura das adendas aos contratos de financiamento pelo PRR das Ligações Transfronteiriças, que incluem as ligações Bragança-Puebla de Sanabria (Espanha), Vinhais-Bragança (Estrada Nacional 103), Itinerário Complementar 31 (entre Castelo Branco e Monfortinho), ponte internacional sobre o rio Sever (entre Montalvão e Cedillo) e ponte internacional sobre o rio Guadiana (entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana).

Com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do Presidente da Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate na sede da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, foram assinadas as cinco adendas aos contratos de financiamento para as Ligações transfronteiriças.

“Estas cinco ligações transfronteiriças foram dos primeiros projetos anunciados, porque para nós era fácil porque já estavam identificadas pelos dois governos [português e espanhol] como prioritários”, frisou Ana Abrunhosa.

A governante, salientou que só na Cimeira Luso-Espanhola da Guarda, que se realizou em 2020, “foi assinado o primeiro documento político daquilo que é uma ligação muito longa”.

“Esse documento político revelou-se importante para as escolhas que fizemos a seguir. A partir daí essa estratégia também passou a ser o nosso referencial para o POCTEP [Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal]. Se há uma estratégia ela é conjunta”, declarou.

Consideradas todas as ligações transfronteiriças “estamos a falar de 110 milhões de euros iniciais, que na reprogramação [do PRR] passou para 140 milhões de euros”. Esta medida tem como objetivos alavancar o desenvolvimento da mobilidade transfronteiriça e melhorar a competitividade das empresas promovendo, por exemplo, a mobilidade dos trabalhadores