Lançado concurso público para construção de dessalinizadora no Algarve

Lançado concurso público para construção de dessalinizadora no Algarve

O concurso público para a construção de uma dessanilizadora no Algarve, financiada pelo PRR, foi lançado e publicado em Diário da República.

A dessanilizadora que ficará localizada em Albufeira, oferecerá uma capacidade de conversão de água do mar em água potável de 16 hectómetros (milhões de metros cúbicos), numa fase inicial. No entanto, segundo indicado pela Águas do Algarve, a obra é desenvolvida tendo em conta a necessidade de a deixar preparada para o aumento da capacidade para 24 hectómetros por ano.

Está prevista a conclusão desta construção, cujo preço base é de 90 milhões de euros, para 2026. Um projeto que, segundo a Águas do Algarve, é “estrutural para a região” e “visa garantir a resiliência do abastecimento público à população do Algarve, designadamente em períodos de seca prolongada, através de um acréscimo das disponibilidades hídricas”.

A Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve é parte de um “leque de investimentos que a Águas do Algarve está a executar no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve, ao abrigo do PRR, e que vão permitir aumentar em mais de 69 milhões de metros cúbicos por ano as disponibilidades hídricas da região.