Programa Radar Social vai ser implementado na Sertã

Programa Radar Social vai ser implementado na Sertã

O Programa Radar Social, projeto da Componente C03 – Respostas Sociais, do PRR vai ser implementado no município da Sertã.

Trata-se de um programa para criação de equipas de identificação e acompanhamento de pessoas que estão em situação mais vulnerável, sejam pessoas idosas ou pessoas com deficiência, tendo o intuito de encontrar respostas personalizadas e adequadas a cada situação. No âmbito deste investimento, será criada uma equipa por cada concelho para sinalização de pessoas que estão em situação de isolamento e integração e acompanhamento na rede.

Neste âmbito, o Município da Sertã vê aprovada a candidatura ao PRR, num montante global de 170 mil euros. O presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda, sublinhou que a implementação do Radar Social oferece um contributo importante no conhecimento da realidade social do território, fundamental na implementação de políticas sociais. O município acrescenta ainda que “para além da constituição da referida equipa multidisciplinar, este projeto [Radar Social] prevê a realização de diagnósticos sociais locais interpretativos da realidade social e a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos”.

Pretende-se que o Radar Social contribua para o reforço do apoio social a situações de vulnerabilidade ou exclusão no município incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.