Aprovado projeto de requalificação de bairro em Ponte da Barca

Aprovado projeto de requalificação de bairro em Ponte da Barca

Foi aprovado, pela Câmara de Ponte da Barca, o projeto de reabilitação de 24 fogos de habitação no bairro social de Agrelos. Este projeto no valor de 2.2 milhões de euros resulta do Programa 1.º Direito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A verba vai permitir obras no exterior, com intervenções nas fachadas e cobertura, bem como no interior das habitações para impermeabilização, isolamento e ventilação dos espaços. Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca afirma que “A intervenção é sentida com muita urgência, por existirem muitas infiltrações e bastante deterioração nos edifícios”.

1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do PRR, visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

O Programa assenta numa dinâmica promocional predominantemente dirigida à reabilitação do edificado e ao arrendamento. Aposta em abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos setoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os setores público, privado e cooperativo..

No âmbito do 1.º Direito cabe ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU, I.P.) gerir e monitorizar as candidaturas que lhe são apresentadas para financiamento de soluções habitacionais. Constitui igualmente uma prioridade o cumprimento das condições da “Dimensão verde” do financiamento com verbas do PRR, no sentido de, no caso de soluções habitacionais por via da reabilitação e da construção, ser assegurado o resultado obrigatório de os edifícios serem dotados de elevados padrões de eficiência energética.

Mais informações em www.recuperarportugal.gov.pt

Foto @correiodominho