PRR financia 26 Gabinetes de Podologia na Região de Saúde do Norte 

PRR financia 26 Gabinetes de Podologia na Região de Saúde do Norte 

Em 2023, a Administração Regional de Saúde do Norte, com o investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) instalou 26 gabinetes de podologia, nos centros de saúde, tornando possível e agilizando a prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as alterações que se manifestam no pé.
As principais doenças do pé ou doenças com repercussão ao nível do pé, implicam um grande impacto na saúde, sendo muito importante estar atento aos sinais e sintomas.
Para além da patologia das unhas e deformidades do pé, muito frequentes, o Pé Diabético é uma entidade particularmente preocupante.
As complicações do pé diabético, nomeadamente a presença de úlceras, ocorrem em 25% dos doentes com diabetes de longa duração. Se as úlceras não cicatrizarem e progredirem para infeção profunda ou gangrena, pode ocorrer amputação do membro inferior, resultando numa taxa cumulativa de amputação de 6% a 22% para doentes com úlceras. Um cuidado apropriado do Pé Diabético, a prevenção e o tratamento das úlceras por podologistas tem um impacto significativo na taxa de internamentos e amputações dos membros inferiores.