PRR financia Centro de Saúde em Abrigada

PRR financia Centro de Saúde em Abrigada

No âmbito de um investimento PRR, a Câmara Municipal de Alenquer avançou já com o lançamento do concurso para a construção do centro de saúde da Abrigada.

A empreitada, que tem um custo de 1,5 M€, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apresenta um prazo de execução de um ano a contar do seu início.

“Trata-se da construção de um edifício e seus arranjos exteriores. As atuais instalações são alugadas e estão obsoletas e, por isso, não faz sentido requalificar instalações ” destaca o Presidente da Câmara de Alenquer, Pedro Folgado.

Esta obra insere-se no âmbito da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários cuja concretização será implementada através do Investimento da Componente 1 do PRR “Cuidados de saúde primários com mais respostas”.

O investimento tem como objetivo qualificar as instalações e os equipamentos dos centros de saúde, assegurando condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais e adaptando-as aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde.

O sistema de saúde português enfrenta importantes desafios associados à evolução das necessidades em saúde e ao aumento das exigências e expectativas da população. A fim de responder a estes desafios, encontra-se em curso a Reforma de Cuidados de Saúde Primários, que assenta na Lei de Bases da Saúde e segue uma abordagem transversal, abrangente e integrada, visando reforçar a resposta em todas as suas vertentes de intervenção, designadamente, na promoção da saúde, prevenção da doença, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação