PRR renova parque informático da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco
No âmbito da modernização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) recebeu 354 computadores para renovação do parque informático.
Um investimento PRR que segundo o presidente do Conselho de Administração da ULSCB, José Nunes, se apresenta como uma aquisição muito importante “para renovar as tecnologias da informação e comunicação (TIC)” da instituição.
Uma medida que se insere “num conjunto de ações anteriormente desenvolvidas, quer em software como em hardware, cujo investimento rondou nos últimos três anos aproximadamente três milhões de euros”, afirmou José Nunes.
A ULSB já recebeu os 354 computadores de secretária e espera, em breve, receber mais 48 portáteis, para serem distribuídos pelas diferentes unidades funcionais dos cuidados de saúde primários da instituição.
“Trata-se de um investimento promovido pelo Ministério da Saúde, financiado pelo PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e coordenado pelos SPMS [Serviços Partilhados do Ministério da Saúde], que tem como objetivo a aposta na modernização do parque informático e dos postos de trabalho dos profissionais dos cuidados de Saúde Primários”, sustentou.
Segundo a ULSCB, além da modernização dos cuidados de saúde primários, “os novos computadores permitem melhorar as condições de trabalho dos profissionais, aumentar a segurança, melhorar o desempenho e a utilização das aplicações e dos sistemas de informação”.
Em suma, um projeto essencial para elevar o desempenho dos próprios sistemas de informação uma vez que sem infraestrutura não se pode avançar com a transição digital.