PRR financia habitação na Póvoa do Varzim
A Câmara da Póvoa de Varzim lançou um concurso público, no valor de 6,1 milhões de euros, para a construção de 48 apartamentos de habitação social, para serem arrendados a custos controlados.
Este concurso insere-se na Estratégia Local de Habitação, ao abrigo do ‘Programa 1.º Direito’, financiado com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os 48 fogos habitacionais, de diferentes tipologias, serão edificados na zona oriental da cidade, com um prazo de execução de 540 dias. As habitações, propriedade do município, serão disponibilizadas em regime de arrendamento apoiado.
O 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do PRR, visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.
O Programa assenta numa dinâmica promocional predominantemente dirigida à reabilitação do edificado e ao arrendamento. Aposta em abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos setoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os setores público, privado e cooperativo.