Foi aberto um novo troço do IC35 entre Penafiel e Rans, desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
A empreitada, parte do investimento “Missing Links” – Construção das ligações rodoviárias em falta, envolveu valores superiores a 5 milhões de euros para construção do troço com cerca de 1 500 metros, que assegura agora a ligação à rede viária local e que fica preparado para, posteriormente, ter continuidade para Sul. Neste momento, o troço começa na nova rotunda na EN15 e termina em Rans.
A obra, a cargo das Infraestruturas de Portugal, contemplou a construção de uma ponte sobre o vale do rio Cavalum, com uma extensão de 244 metros e de três passagens superiores. Quando concluído até Entre-os-Rios, o IC35 permitirá um acesso mais rápido das populações do sul do concelho de Marco de Canaveses e dos municípios vizinhos de Cinfães e Castelo de Paiva à cidade de Penafiel, onde se encontram o principal hospital da região e o nó da A4 que liga a região à Área Metropolitana do Porto e a Trás-os-Montes.
Estes investimentos, visam também, melhorar a segurança rodoviária, a qualidade do ar e reduzir o ruído em locais próximos de estradas. Para os empresários do Tâmega e Sousa, esta acessibilidade permitirá o escoamento mais rápido e seguro dos seus produtos destinados a exportação, a partir do Porto de Leixões.
Já abriu ao tráfego o troço do IC35 entre Penafiel e Rans (youtube.com)