Decorreu hoje, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, o primeiro dia do Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva nas Escolas. A iniciativa juntou cerca de 2000 estudantes de escolas de Norte a Sul do país com Clubes Ciência Viva. São já 897, dos quais 651 apoiados pelo PRR.
Na Abertura deste evento de dois dias, a Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, apresentou um mapa do país com estes clubes assinalados. Era visível que o território nacional estava “com muita pinta”, como referiu, dado que os pontos a indicar a presença ciência viva preenchiam praticamente todo o território, numa aposta clara no ensino interativo e prático da ciência.
Um caminho no ensino que segundo, o Diretor-Geral de Educação, David Sousa, é histórico e bastante importante.
Para o Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, “os projetos Ciência Viva têm desempenhado um papel crucial, melhorando a literacia científica em diferentes faixas etárias, despertando vocações para a ciência e para a tecnologia e promovendo a igualdade de género e a inclusão na ciência.”
Com a meta do PRR atingida e ultrapassada, já que o objetivo eram 650 clubes, Fernando Alfaiate refere que os 651 clubes financiados pelo PRR “recebem, anualmente, 1 milhão de estudantes entre os 3 e os 18 anos e envolvem 2956 entidades parceiras”. Afirma ainda que este investimento é “uma construção do presente focada no futuro”.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, reforçou a importância do trabalho da Ciência Viva, salientando que “um dos maiores contributos da Ciência Viva” foi enaltecer os “nossos projetos educativos, tendo depois um conjunto de méritos”.
O ministro referiu ainda que na área de ciência e educação o PRR tem cerca de 2 mil milhões de euros, sendo “um enorme desafio, uma enorme oportunidade de melhorarmos a nossa ciência, as nossas instalações, as nossas infraestruturas”.
O Fórum apresentou ainda uma enorme mostra do que se faz nos Clubes Ciência Viva de Norte a Sul do país. Uma exposição que entusiasmou pequenos e graúdos.
O Fórum continua à tarde, conforme programa





