Portugal é o quarto país com maior taxa de execução do PRR

Portugal é o quarto país com maior taxa de execução do PRR

A Comissão Europeia revela, no painel de avaliação sobre a implementação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que Portugal é o quarto país com maior taxa de execução (17%). Portugal assume ainda o sexto lugar da União Europeia no que concerne ao montante recebido no âmbito do PRR, aproximadamente 5,14 mil milhões de euros.

Os 5,14 milhões de euros, correspondentes ao adiantamento de 13% e aos desembolsos resultantes dos dois pedidos de pagamento, dividem-se em 4,07 mil milhões de euros em subvenções e 1,07 mil milhões de euros em empréstimos.

Itália (com um total de 66,89 mil milhões de euros), Espanha (31,04 mil milhões de euros), França, (12,52 mil milhões de euros), Grécia (11,1 mil milhões de euros) e Roménia (6,35 mil milhões de euros) ocupam os primeiros lugares no que diz respeito a verbas recebidas.

A Comissão Europeia dá ainda nota da implementação do Plano de Recuperação e Resiliência Português que, com uma taxa de execução de 17% respeitante a 35 investimentos e 23 reformas concretizados, se encontra em quarto lugar comparativamente com os restantes países da União.

Recorde-se que o PRR contempla a concretização de 284 investimentos e 57 reformas até 2026.