PRR – Recuperar Portugal

TC-C15-i02

Expansão da Rede de Metro do
Porto – Casa da Música-Santo Ovídio

Transição Climática

Esta medida tem como objetivo aumentar a atratividade dos transportes públicos no Porto e atrair mais utilizadores. Visa expandir a cobertura territorial da rede de metro e combater os problemas de congestionamento do eixo Porto/Vila Nova de Gaia.

Este investimento será composto por uma extensão da rede de metro do Porto com a constru­ção de uma nova linha de 6,74 km em via dupla com oito novas estações entre Boavista/Casa da Música, no Porto, e uma nova estação a construir em Santo Ovídio (interface com a linha Amarela), em Vila Nova de Gaia.

Resultados e Objetivos

  • Assinar o contrato de execução do projeto entre as autoridades públicas e o contratante selecionado num processo de concurso. O contrato visa a expansão da rede de metro do Porto (Casa da Música-Santo Ovídio).
  • Elaborar relatórios intercalares regulares para aferir a evolução das obras relativas à ex­pansão da rede de metro do Porto e o cumprimento do calendário para a sua execução. Tal deverá incluir a avaliação da evolução das obras em conformidade com o calendário previsto, nomeadamente a identificação das atividades já concluídas, a identificação das atividades a realizar e uma análise de risco dos prazos de execução propostos, bem como, se necessário, um plano de mitigação e contingência para assegurar que o contrato é exe­cutado dentro dos prazos propostos. Este marco será considerado cumprido se o relatório intercalar estabelecer que, no momento a que o marco diz respeito, as obras estão a evo­luir de acordo com o calendário.
  • Concluir as obras de construção para a expansão da rede de metro do Porto em 6.7 km, através da construção de uma nova linha entre a Casa da Música (Porto) e Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia). A nova linha de metro está preparada para o funcionamento imediato dos serviços de transporte previstos.
TC-C15-i02
Scroll to Top