PRR – Recuperar Portugal

Agenda ILLIANCE – Neutralidade carbónica associada ao sector dos edifícios

Agenda ILLIANCE – Neutralidade carbónica associada ao sector dos edifícios

Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, entidade responsável pela coordenação técnica e pela coordenação de gestão da execução do PRR, esteve presente nesta “sessão pública sobre os progressos da agenda ILLIANCE, dedicada à transição energética do setor dos edifícios e ressalvou a importância desta “abordagem à dimensão do conforto, da saúde e da Sustentabilidade que se reflete no lançamento de 85 novos produtos neste setor”.

Na sessão pública foi apresentada a Agenda ILLIANCE, que pretende ir ao encontro de um dos maiores desafios dos dias de hoje, a redução das emissões globais de dióxido de carbono. Esta Agenda, cujo promotor líder é a empresa Bosch Termotecnologia, é constituída por um consórcio de 22 empresas, 9 entidades do sistema de investigação e inovação, 2 cluster e uma associação. A Universidade de Aveiro, desempenha um relevante papel, nesta agenda enquanto copromotor, na transferência de conhecimento para as empresas do consórcio e no desenvolvimento dos novo produtos. Durante o evento, o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, João Veloso foi responsável por moderar o painel “Desafios da Descarbonização – Neutralidade Carbónica” que contou, entre outras entidades parceiras, com a participação de Paula Vilarinho, investigadora responsável de um dos projetos desta Agenda na UA e vice-diretora do Instituto de Materiais de Aveiro (CICECO), Nuno Baptista em representação da ADENE – Agência para a energia e Tiago Sacchetti da Bosch Industry Consulting.

Nelson Freitas da Bosch Termotecnologia, realçou que a Agenda ILLIANCE consubstancia-se num ecossistema complexo de projetos integrados que visam endereçar o objetivo de neutralidade carbónica associada ao sector dos edifícios, que representam 40% das emissões globais de CO2. A agenda prevê lançar 85 novos produtos, que se enquadram nos objetivos globais referidos e prevê vir a ter mais de 246 milhões em vendas (no ano cruzeiro 2025), essencialmente para mercados externos. Um caminho ambicioso que conta com a criação de 480 postos de trabalho diretos e 900 indiretos, bem como com uma melhoria substancial (56%) de qualificação dos recursos humanos.

A estrutura funcional da ILLIANCE, desenvolvida numa lógica integrada de especialização, incide sobre a conceção, desenvolvimento, industrialização de novas tecnologias, no domínio da eletrificação da economia e exploração de energia elétrica sustentável e/ou renovável (e.g. bombas de calor); da exploração do hidrogénio verde enquanto fonte de energia (e.g. equipamentos híbridos de combustão H2); da exploração de novos modelos e plataformas tecnológicas inteligentes de gestão energética; das soluções inteligentes de eficiência, funcionalização e performance dos edifícios.

Scroll to Top