PRR – Recuperar Portugal

A importância dos dados no PRR: Interoperabilidade e transparência

A importância dos dados no PRR: Interoperabilidade e transparência

Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, esteve presente na sessão de debate sobre a importância dos dados e dos novos sistemas de informação.

Organizado pela Outsystems em conjunto com a Amazon Web Services, este encontro foi direcionado para a Administração Pública.

Concretizou-se o objetivo da partilha dos principais desafios que se apresentam às instituições na otimização dos diversos sistemas de informação.

A Transparência de dados é hoje e cada vez mais fundamental para a boa Gestão, mas também para uma comunicação adequada e eficiente apresentação de resultados.  Fernando Alfaiate destacou o facto de Estruturas como o Plano de Recuperação e Resiliência exigirem a existência de maior capacidade de colaboração entre os diversos organismos, o que impõe, necessariamente, uma capacidade de interoperabilidade entre os seus sistemas de informação.

A gestão eficiente e transparente de dados é, sem dúvida, uma das mais importantes ferramentas para colmatar os desafios de uma sociedade de informação. A interoperabilidade dos dados cria uma simbiose entre diferentes sistemas, possibilitando a partilha e interpretação de dados com o intuito de gerir os dados de forma mais eficiente, autónoma e rápida; reduzir eventuais erros de transmissão e interpretação de dados e mitigar questões relacionadas com riscos de fraude, corrupção e duplo financiamento.

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal tem vindo a desenvolver os sistemas de informação necessários para garantir a implementação, execução e monitorização dos investimentos e a possibilidade de interoperabilidade entre os sistemas referidos e sistemas externos.

Scroll to Top