Está aberto concurso público para a empreitada referente à 1ª fase do Projeto de Conservação e Restauro, Requalificação e Modernização do Teatro Nacional de São Carlos, para conservação e restauro da Sala Principal, Camarotes e Tribuna Real integrado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
O concurso tem um preço base de € 800.000,00 e insere-se no investimento C04-i02: Património Cultural, Requalificação dos Teatros Nacionais (Aviso N.º 02/C04-i02/2021).
A intervenção no Teatro Nacional de São Carlos para além da conservação, restauro e requalificação geral, tem como principais objetivos a modernização dos equipamentos, na sua maioria obsoletos e descontinuados, a melhoria do desempenho energético dos edifícios; a segurança das equipas e bens; a melhoria das condições de trabalho que decorrerão de novas funcionalidades dos espaços; conforto e bem-estar para o público.
O São Carlos, que existe desde 1793, é o grande teatro de Lisboa vocacionado para a ópera e para a produção e apresentação de música coral e sinfónica. Num edifício de inspiração italiana no Chiado, é a casa da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, o único coro profissional do país.