Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Modernização da sinalização na Linha de Cintura e do Norte

Os trabalhos para a modernização da sinalização da Linha de Cintura e do Norte já tiveram início. Integrados na Componente C15 – Digitalização do Transporte Ferroviário, do PRR, nesta fase de investimento, contam com um financiamento de 30,2 milhões de euros. O objetivo é tornar a Linha de Cintura e do Norte da Rede Ferroviária Nacional compatível com a nova linha ferroviária de alta velocidade através da substituição dos sistemas eletrónicos de sinalização. 

Serão intervencionadas as estações de concentração de Campolide (Linha de Cintura), do Oriente, de Alverca e da Azambuja (Linha do Norte), onde vão ser substituídos os sistemas eletrónicos de sinalização cobrindo aproximadamente 55 km na Área Metropolitana de Lisboa. Esta é, também, a resposta para as orientações europeias no âmbito do Espaço Ferroviário Único Europeu, em que Portugal promove a interligação internacional, aumentando a segurança e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.

Estas intervenções vão, assim, tornar a circulação ferroviária mais moderna e adaptada às exigências atuais de uma ferrovia que contribui para a quebra do isolamento das populações e para a revitalização económica das comunidades de um modo sustentável.

Foto: IP

Scroll to Top