10 estabelecimentos de ensino no Norte

 

 

 

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro dá resposta às novas necessidades do mercado de trabalho através de dois grandes programas ou alianças: o “STEAM UTAD” e o “ALV UTAD”. UTAD – Skills for Life’ é uma aposta conjunta para a promoção da atualização e reconversão de competências da população ativa, em particular de nível superior no domínio das STEAM, reforçando a necessidade da aprendizagem continua ao longo da vida, e contribuindo, assim, para colmatar a crescente complexidade dos desafios enfrentados pelos profissionais, pela administração pública e pelas diferentes empresas. Existe uma grande preocupação de incentivar o ingresso no ensino superior de jovens e adultos provenientes de territórios desfavorecidos, como também do sexo feminino nas áreas STEM, combatendo, assim, a tendência presente nas taxas de participação de raparigas e mulheres no domínio das TIC.

O Instituto Politécnico de Bragança estrutura o programa em três grandes áreas ou pilares: Desenvolvimento de mestrados inovadores nas áreas STEAM, como o Mestrado em Inovação de Produtos e Processos; Desenvolvimento da nova geração de CTeSP em áreas STEAM; Desenvolvimento de competências STEAM em todos os graus formativos do IPB (10% Escolhes TU!).  “Programa Impulso Adultos: é uma aliança entre o IPB e várias partes interessadas principais, centrada na qualificação e requalificação de adultos, que inclui a oferta de programas de graduação (p.e: pós-graduação), microcredenciais, qualificação e requalificação no local de trabalho, bem como o reconhecimento de competências adquiridas no exercício profissional por meio da obtenção de distintivos.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave aposta no projeto SKILLS BOOST 2025@IPCA alinhado com o projeto pedagógico e científico das suas 5 escolas e unidades de investigação, a fim de contribuir para a realização dos objetivos IMPULSO JOVENS STEAM e IMPULSO ADULTOS e das metas nacionais, tais como o aumento de jovens e adultos no ensino superior, o aumento no número de diplomados, especialmente nas áreas STEAM, o aumento dos programas de ensino superior nas áreas STEAM, concebidos e redesenhados de forma interdisciplinar perspetiva e alinhada com o mercado de trabalho e a realidade do contexto regional, e a criação de consórcios/alianças para formação pós-graduada com empregadores. O Projeto está organizado em sete programas principais: TECH&ARTS PLUS, TeSP PLUS, no âmbito do IMPULSO JOVENS STEAM; ADVANCED SKILLS; LONGLIFE LEARNING, no âmbito da IMPULSO ADULTOS; PEDINNOV; LESSISMORE; SUSTENDEV, como um programa complementar e transversal a todo o projeto.

A Universidade do Minho desenvolve a “UMinho Education Alliance – Skills for a Better Future”, que inclui 8 Programas de Formação de âmbito superior nas seguintes áreas: Gestão e Inovação Empresarial; Arquitetura e Ambiente Construído; Comunicação, Cultura, Sociedade e Inclusão; Engenharia e Indústria Transformadora; Proteção Social e Integração; Saúde e Bem-estar; Sustentabilidade Ambiental e Gestão do Território; Transição Digital. 

Este projeto aposta no reforço das áreas de engenharia e indústria transformadora, na transição digital e na gestão e inovação empresarial, proporcionando a transferência de tecnologia na fronteira do conhecimento; centra-se na integração, proteção social e inclusão, melhorando o capital humano e reforçando a sua empregabilidade; promove o crescimento económico, a competitividade internacional e a coesão social através de estratégias de desenvolvimento coerentes no caminho da sustentabilidade ambiental e coordenada gestão do território.

A Universidade do Porto, integrando o trabalho das diferentes Faculdades, criou, no âmbito do Impulso Adultos, 153 formações de curta duração – incluindo cursos de especialização, de estudos avançados e de formação contínua e ainda unidades de formação contínua passíveis de microcredenciação – e quatro mestrados (dos quais 3 de carácter profissionalizante), que permitirão acolher anualmente mais de 2 mil novos formandos em iniciativas de reskilling e upskilling. Já através do Impulso Jovens STEAM, procurará consolidar e diversificar a sua capacidade formativa ao nível de 1.º ciclo, ao propor, desde logo, a criação de um conjunto de cinco licenciaturas complementares à oferta existente, privilegiando perspetivas interdisciplinares em todas as valências STEAM (da Bioinformática e Saúde Digital à Matemática Aplicada, incluindo também o Desenho e a Literatura e Estudos Interartes). 

O Instituto Politécnico do Porto propõe o programa Resilient P.PORTO que visa o reforço e transformação das atividades do Instituto Politécnico do Porto, para promover o aumento de licenciados nas áreas STEAM e a requalificação e requalificação da mão-de-obra adulta. No âmbito do “Impulso Jovens STEAM”, o programa considera as necessidades do mercado de trabalho de algumas das áreas económicas mais dinâmicas da região e apresenta diversos projetos/medidas no entendimento lato da educação e das artes liberais. O programa contribuirá para a redução da desistência de alunos, ao criar um projeto-piloto de “Ano zero”, para auxiliar os alunos na transição entre os ciclos de ensino. Irá também criar uma rede de espaços de experimentação e criação que permitirão uma relação mais estreita entre o P.PORTO e a sociedade civil, através do desenvolvimento de projetos STEAM em escolas secundárias e câmaras municipais. Na vertente “Impulso Adultos”, as pós-graduações, os cursos curtos e a formação especializada vão mais uma vez responder às necessidades atuais da indústria e da sociedade, preparando desempregados, profissionais, empresas e sectores da indústria para a necessária recuperação económica.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo desenvolveu um projeto que integra três dimensões chave: Programas de integração, monitorização, aconselhamento e orientação; Programas de formação; Apoios e incentivos financeiros. Implementação da ReCoRE – Rede Colaborativa para a (Re)Qualificação e Empregabilidade no Alto-Minho que assumirá um papel crítico na definição técnica e operacional das dimensões acima referidas. Dentro do Impulso Jovens STEAM, o IPVC apresenta um plano de formação que inclui a implementação de 6 CTeSP’s e outras iniciativas de formação, nomeadamente “Ano zero IPVC”, bem como outros programas transversais, tais como Mentoria/Orientação Vocacional/Programas de Gestão de Carreiras, os bootcamps e as Semanas STEAM que visam motivar os jovens e evitar o abandono precoce e também o Programa Alto-Minho Ser+Igual, que visa encorajar as mulheres jovens para áreas STEAM e reduzir as desigualdades nas escolhas profissionais. Relativamente à medida Impulso Adulto: Escola de Pós-Graduação (Alto-Minho Business School) o IPVC propõe implementar 25 cursos de formação, que se dividem em 16 Ações de Curto Prazo, 7 cursos de pós-graduação e 2 cursos de mestrado.

A Escola Superior de Enfermagem do Porto visa criar uma plataforma integrada de aprendizagem e formação ao longo da vida de profissionais e estudantes, em estreita ligação com o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade. Como resultado, esta proposta irá desenvolver dois centros principais: CES – Centro de Educação para a Saúde; CCS – Centros de Simulação Clínica. O Centro de Educação para a Saúde permitirá a criação e disponibilizará atividades de formação interprofissional de aprendizagem ao longo da vida. O CES aborda as necessidades educativas e de formação de profissionais de saúde, nomeadamente, médicos, enfermeiros e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. Os CSC centrar-se-ão na atualização de competências, respondendo às necessidades educativas de estudantes de CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais), permitindo melhores práticas e robustecendo o processo de tomada de decisão; e na requalificação, pretendendo criar as condições ideais (em ambientes imersivos) para uma formação integradora de conhecimentos, competências e atitudes dos profissionais de saúde, tanto individualmente como em equipa.

O consórcio  constituído pelo Instituto Politécnico de Saúde Norte (IPSN-CESPU) (promotor) e 8 IES, bem como o Instituto de Saúde Pública do Porto (ISPUP) e uma instituição de I&D surge com o objetivo de atrair estudantes para o ensino superior, nomeadamente para os cursos de saúde, e promover a formação pós-graduada de recursos humanos envolvidos, a diferentes níveis, na prestação de cuidados de saúde à população, pertencentes ao setor público, privado e social, através ações de reciclagem e especialização, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. Desafio dos programas Impulsos Jovem STEAM e Adultos: oferta de CTeSP’s, Mestrados e Cursos de Pós-Graduação de longa, média e curta duração nas seguintes áreas de formação: Intervenção social, Envelhecimento, Serviços de Apoio em Instituições de Saúde, Saúde e Bem-Estar, Emergência e Socorro, Transição Digital na Saúde e Biotecnologia aplicada à Saúde. Desta oferta formativa destacamos cerca de 3980 vagas em CTeSP’s e 680 vagas em Mestrados a serem disponibilizados entre 2021 e 2026, contribuindo assim para o cumprimento das metas propostas

A Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior em estreita parceria com escolas secundárias e profissionais, empresas, laboratórios de investigação, os concelhos da Maia e Vila do Conde, e outras entidades da Área Metropolitana do Porto, tenta atrair mais alunos para a prossecução de estudos STEAM no ensino superior. As operações de qualificação e requalificação são aplicadas à força de trabalho dos parceiros do projeto e a outras entidades que posteriormente decidam aderir ao projeto. Os cursos de curta duração articulam-se em Percursos Formativos que ensinam as competências em falta, e terão microcréditos atribuídos medidos em ECTS, motivando e abrindo caminho para a prossecução dos estudos em CTeSP, Licenciatura ou Mestrado. Os alunos STEAM serão apoiados com bolsas de mérito e outros tipos de subsídio e trabalharão num ambiente PBL – Project Based Learning, onde lidarão com problemas da vida real fornecidos pelos parceiros do projeto. Haverá ainda apoios para estudantes internacionais selecionados, projetos de incubação de empresas e startups técnicas.