650 milhões para a transição digital nas empresas

650 milhões para a transição digital nas empresas

O presidente da Estrutura de Missão, Fernando Alfaiate e o presidente do IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação, Francisco Sá, assinaram os contratos de financiamento do PRR  no valor de 650 milhões, no âmbito da componente C16 – Empresas 4.0. 

Esta contratualização é essencial para dar acesso ao investimento previsto em 13 medidas, integradas em três grupos: Capacitação; Transição; Catalização.

Entre as principais medidas da componente C16 estão o projeto Emprego Mais Digital 2025, que financiará a capacitação em competências digitais de 200 mil trabalhadores; a criação de 25 aceleradoras de comércio digital, que apoiarão cerca de 30 mil Micro, Pequenas e Médias Empresas; um investimento de 115 milhões de euros no setor do empreendedorismo e a criação de 30 Test Beds.

Entre as medidas está também a criação de 16 Polos de Inovação Digital, que serão apresentados publicamente no próximo dia 30, em Matosinhos.

Até ao final do ano serão lançados pelo IAPMEI, na qualidade de beneficiário intermediário,  os primeiros concursos destinados à transição digital no setor do comércio.

A Componente “Empresas 4.0” é gerida por um comité coordenado pelo IAPMEI e pela Portugal Digital e  integra um total de 13 entidades públicas, responsáveis pela implementação das medidas, numa lógica de proximidade

A Recuperar Portugal enquanto entidade gestora do PRR fará o acompanhamento da execução até 2025, de forma a garantir o cumprimento dos macros e metas até ao final do período de implementação.

Acompanhe a publicação dos avisos e candidaturas na nossa página de candidaturas.