Áreas de Acolhimento Empresarial de nova geração

Áreas de Acolhimento Empresarial de nova geração

O presidente da Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, e o presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, assinaram o contrato da Área de Acolhimento Empresarial de Lagos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, na presença da ministra da Coesão, Ana Abrunhosa e do presidente da CCDR-Algarve, José Apolinário.

O PRR destina uma dotação de 110 M€ para o conjunto de Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) de nova geração.

O novo modelo de AAE tem como objetivo dar resposta aos desafios da inovação, integrando conceitos mais tecnológicos,  promovendo a utilização de modelos de sustentabilidade na gestão dos espaços e reforçando a aposta nas ligações virtuosas com os sistemas científicos e tecnológicos.

A Ministra da Coesão salientou os impactos positivos das Áreas de Acolhimento Empresarial de nova geração para a coesão territorial em todas as suas vertentes. “O objetivo é dar às empresas as melhores condições possíveis para que se tornem mais competitivas. Com este reforço da competitividade empresarial, aumenta também a atratividade dos territórios para mais e melhores investimentos. São eles que geram riqueza, dinamizam a economia e que atraem mais pessoas. E assim se cumpre um segundo objetivo estratégico: a criação de emprego permanente e não apenas sazonal, emprego de qualidade, do que oferece possibilidades de carreiras e de uma vida profissional”, afirmou Ana Abrunhosa.

A nova geração de AAE deve assegurar:

  • Sistemas de produção e armazenamento de energia renovável para autoconsumo (e.g. energia solar);
  • Intervenções piloto para testar ilhas de qualidade de serviço de estabilidade energética;
  • Mobilidade sustentável (e.g. mobilidade elétrica/ pontos de carregamento elétrico e áreas piloto de soluções de produção e carregamento a Hidrogénio);
  • Reforço da cobertura com soluções de comunicação 5G;
  • Medidas ativas de prevenção e proteção contra incêndios.