16.644 milhões de euros contratualizados

16.644 milhões de euros contratualizados

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal concluiu a contratação de 100% da dotação do PRR. Os 16.644 milhões de euros dos fundos NextGeneration EU já foram atribuídos  às diversas entidades responsáveis pela execução.

Esta contratação materializa as responsabilidades (investimentos, marcos e metas) e montante financeiro das entidades públicas que vão executar diretamente investimentos (os chamados beneficiários diretos) e das entidades que vão selecionar os beneficiários finais (os chamados beneficiários intermediários).

Note-se que os Beneficiários Diretos são as entidades públicas que irão executar uma série de investimentos estratégicos para o país, tendo para isso de contratar os serviços e/ou produtos necessários.

Já os Beneficiários Intermediários são responsáveis por lançar os concursos para que a empresas, beneficiários finais, se possam candidatar e aceder aos fundos do PRR.

De referir ainda que foram lançados avisos de candidaturas de 46% da dotação total do PRR para seleção dos Beneficiários Finais, sendo que destes, 35% são direcionados diretamente para empresas, o que consubstancia mais de 1/3 da dotação de avisos já lançados.