Um balanço no caminho do futuro

Um balanço no caminho do futuro

Na semana em que a Comissão Europeia autoriza o primeiro desembolso de 1,16 mil milhões de euros, é tempo de balanço, mantendo o foco no futuro. Agora, torna-se ainda mais relevante uma reflexão sobre o caminho que tem vindo a ser percorrido.

Um caminho a alta velocidade que se centrou em alguns objetivos estratégicos trabalhados simultaneamente. Se por um lado, foi necessário construir toda a rede de beneficiários diretos e intermediários, enquanto entidades públicas responsáveis pela implementação dos investimentos do PRR, por outro a execução tinha de avançar à mesma velocidade.

Um percurso que passou ainda pelo cumprimento de 38 marcos e metas, 341 que temos de cumprir até final de 2026, em áreas estruturais para o desenvolvimento económico e a promoção da coesão social e territorial.

A saúde, habitação social, serviços sociais, investimento e inovação, qualificações e competências, silvicultura, economia azul, bioeconomia, gases renováveis (incluindo o hidrogénio), finanças públicas e administração pública, bem como infra-estruturas, descarbonização da indústria e educação digital, estiveram patentes na declaração de gestão referente ao primeiro pedido de desembolso enviado à Comissão Europeia e avaliado positivamente.

Agora, a Estrutura de Missão Recuperar Portugal marca o início de uma nova etapa após a contratualização a 100% da dotação total do Plano de Recuperação e Resiliência, o que permite não apenas continuar a executar as reformas e investimentos previstos, mas também prosseguir com o lançamento dos concursos e com a exigente fase de seleção dos projetos ajustados aos objetivos definidos no PRR.

Um caminho que ainda agora começou e já apresenta tanta história, só possível pela dedicação de uma equipa e de uma rede de 70 entidades públicas empenhadas em implementar, nos prazos previstos, as medidas do PRR.

Fernando Alfaiate

Presidente

Estrutura de Missão Recuperar Portugal