Dia da Europa celebrado com entrega do cheque PRR

 

 

Foi em Évora que se comemorou o dia da Europa numa iniciativa dividida entre uma Sessão protocolar e várias atividades abertas ao público, nas quais foi dado enfoque à cultura local e ao papel dos jovens na sociedade e na construção de uma Europa baseada em valores como a solidariedade.

Dia 9 de maio de 2022 ficou também marcado pela entrega simbólica do cheque do primeiro pedido de pagamento do PRR pelas mãos da Comissária Europeia, Elisa Ferreira, à Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Durante a Sessão protocolar, que decorreu no Palácio D. Manuel, a Comissária Europeia fez questão de frisar que a “Europa da dignidade humana, da solidariedade e do futuro sustentável” era a Europa que se celebrava. “A Europa que continuamos a construir juntos, diariamente, unidos num destino comum em que o respeito pela diversidade de cada um é o garante da riqueza do conjunto. A Europa a que Portugal aderiu em 1986”.

Elisa Ferreira destacou também que a União Europeia se tem conseguido reinventar ao longo do tempo e, mais especificamente, face às crises que tem enfrentado, ajustando “as regras orçamentais e o regime de ajudas de Estado para abrir espaço a medidas de apoio à economia”. A Comissária refere a criação do pacote financeiro de dimensão e características inéditas que financia os planos de recuperação e resiliência, ressalvando que Portugal foi o primeiro país a apresentar o PRR e que completou recentemente o primeiro conjunto de medidas contratualizado. Assim, a entrega do cheque no dia da Europa assume um significado maior que o dinheiro, representa “uma forma de materializar e concretizar os valores europeus que hoje celebramos”.

A Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, também tomou a palavra, nesta sessão que contou ainda com as intervenções do Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto Sá, e da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, bem como com  a presença da Ministra da Coesão Territorial e da Secretária de Estado da Valorização do Interior.

Mariana Vieira da Silva deu ênfase à importância das respostas conjuntas que a Europa tem vindo a dar aos desafios com que se depara, afirmando que o inovador instrumento de recuperação e resiliência, no qual “Portugal se orgulha de ter desempenhado um papel relevante e fundador”, “irá permitir aos Estados Membros mitigar o impacto económico da pandemia e promover a convergência das economias da União Europeia.”

Para a Ministra da Presidência, o PRR “dará ao país as reformas e investimentos que permitirão um novo impulso para vencer atrasos e bloqueios estruturais, ao mesmo tempo que permitem uma resposta robusta aos desafios de dupla transição climática e digital que, no espaço dos valores europeus, se quer justa”.

Assista ao Discurso da Comissária Europeia aqui

Veja o Discurso da Ministra da Presidência aqui