Centro de investigação de alterações climáticas na Figueira da Foz, financiado pelo PRR

 

 

A Universidade de Coimbra em parceria com o município da Figueira da Foz, vai instalar um centro de investigação de alterações climáticas.

A criação do campus da Figueira da Foz insere-se num projeto financiado com 16,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito dos programas Impulso Jovens STEAM (estudantes de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Incentivo Adultos. O objetivo deste investimento passa por formar pessoas e contribuir para o desenvolvimento e progresso de uma região, permitindo a fixação de jovens e assim travar o desvio demográfico.

Trata-se de uma oportunidade única para reforçar relações institucionais e redes colaborativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável de toda a região. “Teremos aqui (na Figueira da Foz) aquilo que a Universidade de Coimbra (UC) tem em Coimbra. Um pilar de ensino dividido em pré-graduado e pós-graduação, conferente de grau e não conferente de grau, investigação, inovação e disseminação de conhecimento, além de cursos de verão”, disse o reitor da UC, Amílcar Falcão.

Estes investimentos da Componente 6 do PRR, Qualificações e Competências, traduzem-se em alianças entre o Ensino Superior, empresas e outras entidades, no sentido de qualificar e requalificar Jovens e Adultos, nomeadamente nas áreas tecnológicas e digitais, até 2026.

Foto: Universidade de Coimbra