117 milhões de euros de apoio aprovado para a Descarbonização da Indústria

117 milhões de euros de apoio aprovado para a Descarbonização da Indústria

Aprovados 117 milhões de euros de apoio para a Descarbonização da Indústria no âmbito do aviso nº 03/C11-i01/2022, dos quais cerca de 10 milhões já foram pagos a 881 empresas.

O PRR assume o compromisso de contribuir para as metas climáticas que permitirão o alcance da neutralidade carbónica até 2050. Assim, a Dimensão Transição Climática apresenta 6 componentes, que encerram várias reformas e investimentos para atingir esses objetivos.

A Componente 11 – Descarbonização da Indústria assume um papel importante na mudança de paradigma de utilização de recursos, pretendendo assim acelerar a transição para a neutralidade carbónica.  No âmbito desta componente, foi lançado o aviso nº 03/C11-i01/2022 – Apoio à descarbonização da Indústria com o objetivo de apoiar processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, adoção de medidas de eficiência energética na indústria e incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia.

O referido aviso apresenta duas modalidades, sendo uma referente a projetos simplificados. O interesse por esta modalidade gerado junto da indústria é de notar, com a apresentação de 1424 candidaturas, das quais 1330 foram já aprovadas, correspondendo a um montante de incentivo de 117.588.139€.

Das candidaturas aprovadas, tendo em conta os registos validados no Sistema de Informação do PRR no dia 12 de abril, foram pagos cerca de 10 milhões a 881 beneficiários finais, que contribuem para a neutralidade carbónica.