Teatro Nacional São João com 3 candidaturas para eficiência energética aprovadas

Teatro Nacional São João com 3 candidaturas para eficiência energética aprovadas

No âmbito do PRR, o Fundo Ambiental aprovou 3 candidaturas, no montante de 3,5 milhões, para melhoria de eficiência energética anunciou o Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto.

Das três candidaturas, o Mosteiro de São Bento da Vitória é o que tem uma intervenção mais significativa, cujas obras ascendem aos 2,2 milhões de euros. Para obter uma boa eficiência energética, os trabalhos, que obrigarão ao encerramento do mosteiro entre abril de 2024 e o início de 2025, serão variados: desde a aplicação de isolamento térmico na cobertura, piso radiante nas galerias do claustro, implementação de um sistema de gestão técnica de energia centralizada, de um sistema fotovoltaico para a produção de energia elétrica até à instalação de iluminação interior LED.

O edifício do Teatro Nacional São João também terá obras de melhoramento no montante de 1,2 milhões de euros, que inclui a aquisição de equipamentos de iluminação LED para o palco, o isolamento térmico da cobertura, a implementação de um sistema de produção energética através de painéis fotovoltaicos e de um sistema de gestão de energia.

Também intervencionado será o atelier de guarda-roupa e adereços na Rua da Porta do Sol. Neste caso, o investimento de aproximadamente 100 mil euros, permitirá implementar um sistema de climatização, um de gestão técnica centralizada e de um outro fotovoltaico para a produção de energia.