O encontro de Capacitação da Estrutura de Gestão de Fogos Rurais, “PROTEGER É A NOSSA NATUREZA”, reuniu mais de 1200 profissionais da gestão do fogo rural no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém.
Com a presença do Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, de Nuno Banza, Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves e de diversos Autarcas do país foram entregues 23 novas viaturas às equipas de sapadores florestais, de 20 entidades, no âmbito do reequipamento do programa de sapadores florestais, financiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
A Gestão do Fogo Rural é um dos eixos estruturantes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, coordenado pelo ICNF, e que conta com cerca de 3 mil profissionais diariamente dedicados, de Norte a Sul do País, à proteção da floresta e dos valores ambientais.
Promovida ICNF com o apoio do PRR decorreu também a ação de capacitação que abrangeu todos os profissionais das equipas que trabalham diariamente para a Floresta. Nuno Sequeira, Vogal responsável pela Gestão de Fogos Rurais no Conselho Diretivo do ICNF falou sobre o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais. Paulo Salsa, Vice-Presidente do ICNF, apresentou o Programa de Sapadores Florestais, e Sandra Sarmento, Vogal do Conselho Diretivo do ICNF, apresentou o projeto de implementação de uma Rede primária de faixas de gestão de combustíveis. (15 de maio)