Lançamento da 1.ª Pedra da Unidade de Saúde Familiar Ribeiro Sanches

Lançamento da 1.ª Pedra da Unidade de Saúde Familiar Ribeiro Sanches

Dia 13 de dezembro marca o Lançamento da Primeira Pedra da USF Ribeiro Sanches, na freguesia de Mina de Água, concelho da Amadora. O investimento na construção da obra será de três milhões duzentos e doze mil e duzentos euros, financiada com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na cerimónia presidida pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, destacou a relevância desta obra, tendo ainda referido que este é um exemplo de como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “vai alterando a vida dos cidadãos”, particularmente através da aposta na melhoria dos centros de saúde, dos cuidados de saúde primários e dos rastreios de diagnóstico.

Esta iniciativa contou com a presença da Presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares, do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e do presidente da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”, Fernando Alfaiate.

Com uma área bruta de construção de 1.312,00 m2 o novo edifício contará com dois pisos, com várias salas de espera e tratamento, gabinetes de consulta e de enfermagem, permitindo a criação de melhores condições para servir a população, bem como aumentar a taxa de cobertura dos serviços de saúde de proximidade, assegurando uma intervenção precoce na doença e a introdução de inovação e desenvolvimento do sistema de saúde. A nova unidade de saúde servirá cerca de 20 900 utentes.

A construção da USF Ribeiro Sanches terá a duração de dezoito meses com conclusão prevista para final do primeiro semestre do ano de 2025.