Portugal recebe pré-financiamento do REPowerEU

Portugal recebe pré-financiamento do REPowerEU

 

A Comissão Europeia transferiu para Portugal o pré-financiamento, no montante de 171,08 milhões de euros, relativo ao capítulo REPowerEU inscrito no PRR.

O novo capítulo do PRR foi firmado com a reprogramação do plano submetida à Comissão Europeia a 26 de maio e que recebeu a avaliação positiva a 22 de setembro deste ano. Esta nova componente do PRR assume-se como um impulso adicional para a transição verde em Portugal e propõe mais 6 reformas e 16 investimentos, que encerram 43 marcos e metas.

Com uma dotação total de 855 milhões de euros, o REPowerEU de tornar a Europa mais independes dos combustíveis fósseis, após a invasão da Rússia à Ucrânia. Para tal, foram pensadas medidas para poupar energia, produzir energia limpa e diversificar o fornecimento.

Além de Portugal, a Comissão distribuiu, no âmbito do pré-financimento do REPowerEU, 42,06 milhões de euros para a Áustria, 147,09 milhões de euros para a República Checa, 39,3 milhões de euros para a Dinamarca, 39,6 milhões de euros para a Lituânia. Estes pretendem ajudar a iniciar a implementação de medidas cruciais de investimento e reformas delineadas em cada capítulo do REPowerEU, acelerando a concretização dos objetivos deste capítulo.