Investimento RE-C06-i07

Investimento RE-C06-i07

i07: Impulso Mais Digital (105 M€)

Os objetivos da medida são aumentar a atratividade das ciências agrárias para as gerações futuras, apoiar as ciências médicas na aceitação dos progressos digitais e tecnológicos e alargar a capacidade de formação em competências digitais aos domínios não CTEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática); promover a inovação e a modernização pedagógicas, estimulando assim o sucesso académico.

Este investimento será composto pelas seguintes submedidas:
– modernização tecnológica e digital das ciências agrárias, a submedida deve:

o reformar 20 programas de estudos (licenciatura, mestrado ou ambos) em ciências agrárias através do reforço da sua componente digital e tecnológica, da internacionalização e da cooperação interinstitucional,
o abrir escolas agrícolas a futuros alunos do ensino secundário,
o apoiar a requalificação dos profissionais que já trabalham no setor, promovendo a formação profissional de curta duração do ensino superior e os mestrados profissionais.
– modernização da medicina: a submedida deve apoiar a formação em ambientes digitais e a simulação médica destinada aos estudantes, bem como aos profissionais que trabalham no setor.
– reforçar as competências digitais: a submedida deve apoiar o reforço das competências digitais dos jovens e adultos em áreas não CTEAM.
– inovação e modernização pedagógica no ensino superior: a submedida deve
o criar centros de excelência para a inovação pedagógica, com uma forte componente digital, com destaque para as áreas não tecnológicas (ciências sociais, ciências humanas e artes).
o reforçar os programas de financiamento destinados a reduzir a taxa de abandono escolar no ensino superior.