417M na nova geração de respostas sociais

417M na nova geração de respostas sociais

 

O presidente da Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, e o presidente do Instituto da Segurança Social, Rui Fiolhais  assinaram o contrato de financiamento para a “Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, na presença das ministras do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

417 milhões de euros que têm um impacto estimado em 60 mil pessoas, apoiam a criação de mais 278 equipas RADAR e suportam 35.400 utilizadores dos Serviços de Apoio Domiciliário. Mais creches, mais e melhores lares de idosos, medidas de apoio qualificado no contexto das residências fazem parte de um ambicioso “caderno de encargos”.

Acelerar foi a palavra chave utilizada pela ministra Ana Mendes Godinho, pois «o investimento social é um motor da recuperação e da coesão social e territorial e este contrato demonstra bem que, quando estamos em contacto com o terreno, construímos soluções de resposta às pessoas». A sessão de assinatura realizada na Guarda foi também um fator emblemático da importância do setor social no interior do país .

A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, salientou a relevância do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)  como  «uma oportunidade histórica para Portugal», porque nunca o País «dispôs de tantos recursos para mobilizar em tão pouco tempo».

Acompanhe as candidaturas no site da Recuperar Portugal. Subscreva os alertas e a newsletter aqui.