Plataforma naval multipropósito financiada pelo PRR

Plataforma naval multipropósito financiada pelo PRR

A Marinha, através do seu Centro de Experimentação Operacional, em Troia, tem efetuado ao longo dos anos a produção, testes e operação de diversos veículos não tripulados, sendo um parceiro e catalisador essencial para o desenvolvimento desta tecnologia.

Neste contexto de inovação e experimentação, e no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi lançado, pela Marinha Portuguesa, o concurso para o projeto e construção de uma plataforma naval multifuncional.

Este navio, idealizado sob um novo conceito de operação, não tem requisitos militares e não é armado. As suas principais funções são a monitorização ambiental, nomeadamente, no combate à poluição marítima, a fiscalização da pesca, a preservação dos recursos, o desenvolvimento do conhecimento e da investigação no âmbito hidrográfico e científico. Todos os seus drones não possuem armamento e os sensores utilizados servem para monitorizar, vigiar e controlar os espaços marítimos sob jurisdição nacional.

O navio servirá ainda para o eventual transporte e evacuação de cidadãos, em caso de necessidade.

Com o conceito de duplo uso, e tratando-se de um navio tecnologicamente inovador e disruptivo, irá permitir testar soluções tecnológicas na área robotizada, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologia nacional.